Jornal Página 3

Publicidade

Publicidade

Agência Nacional do Petróleo cadastra núcleo de pesquisa da Udesc Balneário Camboriú

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Jonas Pôrto

Quarta, 4/4/2018 9:50.

O Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, obteve cadastro junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para o Núcleo de Petrofísica e Engenharia de Reservatórios da unidade, que é vinculado ao Departamento de Engenharia de Petróleo e desenvolve pesquisas para a criação de softwares.

O credenciamento é o reconhecimento formal de que a Udesc Balneário Camboriú atua em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação e/ou de ensino em áreas de interesse para o setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis e de que tem equipe técnica, infraestrutura e condições adequadas para seu desempenho.

Recursos para universidade

Ao ser reconhecido pela ANP, o núcleo da universidade está habilitado a realizar atividades com recursos financeiros da Cláusula de Investimento em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, que obriga as empresas do setor a aplicarem um percentual entre 0,5% e 1% da receita bruta da sua produção em projetos.

Segundo o diretor de Ensino da Udesc Balneário Camboriú, Daniel Bettú, a expectativa é de que o credenciamento possibilite a compra de equipamentos e a formação de mestres e doutores na área. Além disso, Bettú afirma que os recursos externos permitem uma maior independência da universidade em relação a recursos públicos e potencializam a formação dos acadêmicos ao envolver a indústria atuante no setor.

A próxima etapa do Núcleo de Petrofísica e Engenharia de Reservatórios da Udesc Balneário Camboriú será entrar em contato com as empresas para apresentar os trabalhos desenvolvidos e discutir possíveis parcerias.

Assessoria de Comunicação da Udesc

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade



Política

Vereadora Juliethe em alguns casos prevê prazo de cinco dias


Economia


Cidade

Maioria que lidera contribuição não é nativa da cidade 


Cidade

Equilíbrio que existia no governo Spernau foi liquidado no governo Piriquito   


Publicidade


Geral

Prefeitura adotou novas regras em alguns setores


Cultura

Dois documentários com entrada franca


Equilíbrio

Volvo defende a redução de plásticos no oceano


Variedades

The Headcutters e bandas locais completam a programação


Publicidade


Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade



Publicidade