Jornal Página 3

PIB cresceu 0,78% de janeiro para fevereiro, diz FGV

Quinta, 20/4/2017 13:30.

(FOLHAPRESS) - O Monitor do PIB (Produto Interno Bruto) da FGV (Fundação Getúlio Vargas) indica que a economia brasileira cresceu 0,78% de janeiro para fevereiro na série com ajuste sazonal, registrando a segunda variação mensal positiva consecutiva da série. Os dados foram divulgados nesta quinta (20), no Rio de Janeiro, pelo Ibre/FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas). As informações são da Agência Brasil.

O indicador estima mensalmente o PIB em volume e tem por objetivo, segundo a fundação, "prover a sociedade de um indicador mensal do PIB, tendo como base a mesma metodologia das Contas Nacionais do IBGE".

Para o coordenador do monitor Claudio Considera, os dados confirmam os sinais de que a economia brasileira vem se recuperando. "É uma recuperação consistente e que já vem se verificando desde o ano passado".

Ele disse que os números da média móvel trimestral, ao fechar fevereiro com expansão de 0,15%, confirmam a recuperação. Na comparação com o trimestre terminado em novembro de 2016, o PIB, ao expandir 0,15%, acusou a primeira taxa positiva após oito trimestres negativos consecutivos. "É de se esperar que este ano o PIB volte a fechar positivo, embora ainda não se possa mensurar a magnitude do crescimento", afirmou Considera.

RECUPERAÇÃO

A FGV ressaltou, porém, que a taxa trimestral móvel do PIB no trimestre encerrado em fevereiro, quando comparada com o mesmo período do ano anterior, apresentou queda de 0,9%. Nesta comparação, no entanto, o PIB tem apresentado recuperação desde janeiro de 2016 quando a taxa apresentou recuo de 6%.

Segundo a FGV, no setor industrial, a única variação negativa apresentada nesta comparação é a da atividade de construção (-7%), enquanto que, no setor de serviços, apenas serviços imobiliários (+0,1%) e administração pública (+0,1%) tiveram variações positivas.

O consumo das famílias recuou 2% no trimestre fechado em fevereiro na comparação com o mesmo trimestre de 2016. Já em termos monetários, o PIB de fevereiro, em valores correntes, alcançou R$ 530,46 bilhões, acumulando no ano R$ 1,53 trilhão. 


Publicidade


Colunistas
Educação

Desleixo e irresponsabilidade. Prefeitura não fez manutenção nas escolas, confira nas fotos. 


Esportes

Dedicados, técnicos trabalham sem receber salário


Geral


Cidade

Reuniões com moradores de todos os bairros serão feitas para criação do Plano de Mobilidade


Política

Este é o pensamento do vice-prefeito, presidente do PR  


Cidade

Ela fará manutenção, limpeza e serviços de sepultamento e exumação


Cidade

Locação de espaços comerciais para cobrir os custos não foi adiante 


Política

Projeto de edil religioso veda publicidade de casas de shows


Educação


Policia

Operação conjunta entre Guarda e Polícia Civil identificou e capturou o suspeito


Comercial

Saúde, bem estar e autoconhecimento