Jornal Página 3

Aécio diz que Temer pediu para que ele retirasse ação no TSE

Sexta, 19/5/2017 14:49.

BELA MEGALE, CAMILA MATTOSO, LETÍCIA CASADO E TALITA FERNANDES
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente Michel Temer pediu para que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) retirasse o pedido de cassação da chapa formada por Dilma Rousseff e Temer em 2014 que corre no TSE (Superior Tribunal Eleitoral).

A informação está em uma gravação entregue por Joesley Batista, um dos donos da JBS, a procuradores que contém uma conversa com Aécio em março deste ano no hotel Unique, em São Paulo.

"A Dilma caiu, a ação continuou e ele [Temer] quer que eu retire a ação. Cara, só que se eu retirar, e não estou nem aí, não vou perder nada, o Janot assume, o Ministério Público assume essa merda", diz o tucano a Joesley.

O documento integra a delação premiada do executivo que já foi homologada pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF (Supremo Tribunal Federal).

Temer é alvo de pedido de cassação no TSE em ação proposta pelo PSDB que contesta as contas de campanha da chapa presidencial de 2014.

O relator e o Ministério Público recomendaram a cassação de Temer. A delação da JBS deve piorar o cenário político e aumentar a pressão sobre os ministros.

Nos bastidores do tribunal, é consenso que o clima para Temer piorou muito nos últimos dias. O julgamento vai ser retomado na primeira semana de junho.

Ministros do TSE relataram à reportagem que o julgamento pode ser uma "solução institucional" para Temer evitar um processo de impeachment ou o desgaste da renúncia.

No entanto, um dos magistrados que julgará o caso disse que não há relação entre os fatos relatados pelos donos da JBS e a investigação sobre a chapa e, portanto, o tribunal não deve misturar os assuntos. 


Publicidade


Colunistas
por Augusto Cesar Diegoli
por Enéas Athanázio
por João José Leal
por Fernando Baumann
por Marlise Schneider
por Sonia Tetto
Política

Iniciativa do vereador Achutti desagradou o governo anterior e o atual 


Saúde

Mutirão será antecipado 


Cidade


Cidade

Meta é 100% de cobertura de água e esgoto ainda neste ano 


Opinião


Guia Legal BC

A casa tem mais de 25 anos de praia e agora quer alcançar os mais jovens também  


Variedades

Na telona grandes artistas da música brasileira


Variedades

Banda se apresenta no Mercado Pirata


Opinião

Artigo de opinião


Cultura

Dica de passeio cultural de verão


Cidade

O serviço não tem ônus adicional, é programado e deve ser agendado por telefone