Jornal Página 3

Balneário é líder em focos do mosquito da dengue
Rafael pede ajuda da população para mudar esse cenário
Rafael pede ajuda da população para mudar esse cenário

Quinta, 11/1/2018 14:16.

Balneário Camboriú fechou o ano de 2017 com 1.744 focos do Aedes aegypti e por isso foi o primeiro colocado entre os 63 municípios mais infestados em Santa Catarina. Nos 11 primeiros dias do ano o Programa de Combate à Dengue da secretaria de Saúde de Balneário já encontrou 42 novos focos e por isso segue na liderança dos mais infestados.

Não é por falta de vigilância. O coordenador do Programa, Rafael Neis da Silva tem média de 30 agentes nas ruas, 128 armadilhas espalhadas e 58 pontos estratégicos (ferro-velho, borracharia, lojas de piscina e floriculturas) visitados a cada duas semanas.

“Assim como a Aids, a dengue só se combate com prevenção, ou seja agir antes de acontecer e isso não está acontecendo”, lamentou o coordenador.

Segundo Rafael, existem muitas larvas positivas em residências, em depósitos, como plantinhas, tampinhas, calhas, dentro e fora das casas.

“O pessoal costuma culpar os terrenos baldios, mas quando o agente entra na casa, descobre dois, três focos. As pessoas precisam examinar, não deixar nada que possa reter água, porque é um possível foco”, orientou.

Ele sugere que as pessoas façam uma vez por semana uma vistoria intensa em suas casas, dentro e fora.

“Não precisa mais do que 10 minutos para fazer essa vistoria e assim ajudar a combater esse mosquito”, disse Rafael.

Ele pede ainda que as pessoas acatem as orientações dos agentes. Em períodos de chuvas intensas, como está acontecendo essa semana, é preciso redobrar a atenção com possíveis poças de água que ficam depois da chuva, assim como água nos pratinhos das plantas, recolher tampinhas do pátio etc.

100 mil visitas

No ano passado o Programa realizou mais de 100 mil visitas em residências e comércios. Registrou três casos importados de dengue no início do ano e nenhum doente que contraiu a doença no municipio.

Muitas residências ficam fechadas o ano todo e só na temporada são abertas. O coordenador pede especial atenção aos proprietários que vem à cidade só no verão porque durante o ano os agentes não conseguem ter acesso.

“Alguns cuidados são imprescindíveis para evitar que o mosquito se reproduza, por exemplo: deixar vasos sem os pratos, calhas limpas e niveladas, ralos com tela, piscina limpa e tratada, caixas de água vedadas etc”, concluiu o chefe do programa.

Informações - Secretaria da Saúde (47) 3261-6200


Publicidade


Justiça

Ex-prefeito de Balneário Camboriú foi acusado de corrupção pelo Ministério Público 


Cidade

Pré-carnaval terá blocos e trio elétrico


Geral


Saúde

Cidade não é área de risco, mas recebe muitos visitantes que podem estar doentes. 


Cultura

Feira funciona todos os dias neste verão, mas aos sábados a programação é especial


Equilíbrio

Palhaças Sorella e Sollí vão interagir com o público aos finais de semana


Geral

Residência foi destruída por incêndio


Policia


Guia Legal BC


Empregos

Inscrições devem ser feitas pela internet    


Agora Balneario

DVA Automóveis finaliza ano de 2017 com grande vantagem sobre suas concorrentes